Publicado em 27/04/2010 12:49

Prazo para alistamento eleitoral esgota no dia 05 de maio

A Justiça Eleitoral orienta as pessoas que mudaram de cidade ou estado e que vão tirar o título eleitoral pela primeira vez a procurarem um Cartório Eleitoral. O último dia para isso é 05 de maio.

Por Elisabete Teles


A Justiça Eleitoral orienta as pessoas que mudaram de cidade ou estado e que vão tirar o título eleitoral pela primeira vez a procurarem um Cartório Eleitoral. O último dia para isso é 05 de maio. O alistamento eleitoral é obrigatório aos cidadãos com 18 anos e facultativo para os que vão completar dezesseis anos até 03 de outubro, data do primeiro turno das eleições 2010, para os cargos de majoritário e proporcional.

Em Inhumas, muita gente tem buscado este serviço. E uma das recomendações do chefe do Cartório Eleitoral, Rogério Magalhães de Oliveira, é que as pessoas não deixem de procurar o cartório no último dia, para evitar filas desnecessárias e agilizar o processo. Vale lembrar que o horário de expediente do órgão é das 13h às 18h.

Para mudança de domicílio eleitoral,  Rogério Magalhães informou ser necessário que a pessoa esteja morando no município há três meses e apresentar comprovante de endereço. Também é necessário  levar algum documento pessoal, como identidade, certidão de nascimento e casamento. No caso de homens, é preciso de apresentar certificado de reservista.

Eleições Inhumas - Nas eleições 2006, quando foram escolhidos novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, o número de eleitores no município era 34.985. Atualmente, são 37.789, podendo este porcentual ser alterado até o dia 05. A cidade das Goiabeiras é representada no Legislativo Estadual e Federal, pelo o  deputado estadual Wellington Valin (PT do B) e o federal Roberto Balestra (PP), respectivamente. Ainda conta com a suplência do deputado estadual, José Essado (PMDB).

Inhumas é o principal reduto destes politicos, os quais tiveram a maioria dos votos aqui. E o Tudoin lista a votação deles no município, segundo dados do Cartório Eleitoral local. Roberto Balestra (13.255 votos); Wellinton Valin (10.534 votos) e José Essado (8.047).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)