Publicado em 04/01/2011 08:58

Procon-GO alerta para a variação de preços dos materiais e

Para fazer economia é importante pesquisar antes de comprar, pois a variação entre o menor e o maior preço pode chegar a 379,45%

 

Passadas as festas de final de ano, chegou a hora dos pais se preocuparem com uma das “tradicionais” despesas de início de ano: a compra do material escolar.

Com objetivo de ajudar o consumidor a economizar com a compra, o PROCON Goiás visitou entre os dias 27 de dezembro a 03 de janeiro de 2011, um total de 13 estabelecimentos em diferentes bairros da capital, sendo pesquisados os preços de 75 (setenta e cinco) itens essenciais da lista de material escolar.

De acordo com o gerente de cálculo e pesquisa do órgão, Gleidson Tomaz, os técnicos tiveram o cuidado de analisarem e compararem os preços de produtos com a mesma marca e modelo, e mesmo assim, teve produto com grande variação de preço.  

A cola em bastão de 8 gramas da marca Mercur, foi encontrada no valor de R$ 0,73 ate R$ 3,50, a variação entre o menor e o maior preço desse produto pode chegar ate 379,45%.

Dentre os 75 itens pesquisados, 74 constam do último levantamento apurado pelo órgão em 01/2010, desse total, 50% tiveram redução no preço médio e 50% aumento no preço médio.

O gerente Gleidson Tomaz, faz uma alerta aos pais, a respeito dos itens que são solicitados nas listas pelas escolas. Só devem constar itens que estejam diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico e de uso específico do aluno.

Material de uso coletivo como; papel higiênico, material de limpeza, tinta para impressora, álcool, etc, já estão embutidos nos custos das escolas e já são repassados no valor da mensalidade escolar, portanto, são proibidos de serem solicitados na lista de material escolar.  

O gerente também ressalta que o estabelecimento de ensino não pode exigir marca, modelo ou determinar o estabelecimento comercial a ser efetuada a compra.

É importante que os pais e alunos, antes de saírem às compras, verifiquem quais itens restaram do período letivo anterior e avaliem a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida recomenda-se uma pesquisa em pelo menos em 3 locais de vendas desses materiais.  

A pesquisa completa com variações, aumento e redução no preço médio, e o relatório de todos os estabelecimentos pesquisados estão disponíveis no site do Procon-GO (http://www.procon.go.gov.br/).

Fonte: Procon-GO com adaptações

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)