Publicado em 09/10/2008 09:46

Projeto Qualidade

Na quarta-feira dia 01/10/08, foi realizada a aula inaugural do Projeto Qualidade, idealizado por profissionais da Cia do Corpo Academia

Melhor Idade em Ação

Na quarta-feira dia 01/10/08, foi realizada a aula inaugural do Projeto Qualidade, idealizado pelos profissionais da Cia do Corpo Academia, que traz mais uma novidade para a população inhumense, um projeto de Ginástica voltado para a 3ª idade, onde oferece aos idosos uma melhora no condicionamento físico, redução do stress, aumento significativo da auto-estima e sociabilização, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade, mas para idosos, eles se multiplicam. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da 3ª idade, aumentando a resistência e força muscular necessárias para realização de tarefas comuns, como pegar um neto no colo ou ir ao supermercado.

As principais mudanças decorrentes do envelhecimento são: aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação e habilidade motora e aptidão física.

Com isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e assim ficam sujeitas as quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos. Dependendo do caso, essa queda pode resultar em uma fratura normalmente grave.

Com exercícios regulares e orientados por um profissional habilitado, há um combate à obesidade e ao surgimento da diabetes, também é possível reduzir a perda da massa óssea - osteoporose - e, em alguns casos recuperá-la havendo, também, uma melhora da capacidade aeróbica (respiração).

Outra vantagem importante de se praticar exercícios após os 60 anos, é a elevação da auto-estima e amenização dos sintomas da depressão, problemas freqüentes nesta idade.

Desta forma, nós, profissionais e pessoas engajadas nesse projeto da Cia do Corpo Academia, queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos e fazer dessa idade, a melhor idade.


Coordenação
Professora Daniella Ramos de Andrade (Especialista em Treinamento Personalizado – CREF7 001766-G/GO)
Professora Michele Cristina Figueiredo de Souza Honda (Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde – CREF7 002830-G/GO)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Ludhymylla Dhammarys
01/06/2008 09:09

O hábito da leitura

Ler não é somente passar os olhos em um texto e nem SÓ MENTE.. a leitura vai muito além do corpo, ela meche com o nosso coração, toca os nossos sentimentos! é como a música, sem se drogar ela nos leva ao auge do prazer. Muitas pessoas interpretam a leitura como bicho de sete cabeças mas é totalmente o inverso, a leitura é um anjo que vai te capacitar a enfrentar os obstáculos que o mundo nos coloca e principalmente na área da educação.