Publicado em 02/06/2006 13:48

Projeto sobre Obesidade

Desenvolvimento de projeto sobre obesidade estendido à população Inhumense. Obesidade - uma questão da estética ou saúde?

Homero dos Santos Nascimento Júnior é estudante de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá e está desenvolvendo um projeto sobre obesidade, o que poderia ser estendido à
população Inhumense. Denomina-se  “Obesidade- uma questão da estética ou saúde?”.

A efetivação do projeto foi planejada baseada em experiências acadêmicas ao fazer parte de dois outros projetos elaborados por mestres e doutores da respectiva Instituição de Ensino. Vale citá-los: “Doutores do riso” e “Saúde da Mulher”. São dois projetos ancorados no trabalho voluntário de grupos de jovens universitários que visam à integração com a comunidade e ao concomitante aprendizado prático. Tal como nesses dois projetos, no de “Obesidade - uma questão de estética ou saúde?”, Homero utiliza de palestras e meios interativos para informar, ir até a população com a determinação prévia de horário e local para divulgar mais informações sobre a questão, e coletar dados de como a problemática é percebida pela comunidade local via questionários.

Segundo a Organização de Saúde Mundial,  os meios de comunicação colaboram a assertiva de que, a obesidade é uma patologia cada vez mais freqüente em mulheres e crianças. Seus malefícios são psicológicos, culturais e físicos: estar fora do padrão de beleza pode provocar mais do que a depressão e o isolamento social, como também contribuir para problemas de coração, alteração hormonal etc.

O projeto ao tratar da problemática sem preconceito não só tem como escopo a conscientização da população, mas também oferecer o subsidio de políticas públicas de saúde e prevenção ao aferir como a obesidade vem sendo percebida pela comunidade local.

Discente:Homero dos Santos Nascimento Júnior.
Data de nascimento: 25/01/1988.
Endereço: Rua Sizelízio Simões de Lima, n. 642, Centro - Clínica Santos.
Inhumas-GO.
Cursando Graduação em Medicina na Universidade Barão de Mauá.
Fones: 62 - 9 8407-8314

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)