Publicado em 08/04/2006 12:33

Revitalização da Av. Bernardo Sayão

Dia 08 de abril de 2006 serão entregues ao município as obras de revitalização do trânsito em uma das principais avenidas da cidade de Inhumas. Foram feitas a revitalização asfáltica com uma estrutura de grande resistência ao esforço tangencial dos veículos, sinalização vertical e horizontal em dois cruzamentos desta avenida, implantados um canteiro central e rotatória, bem como a troca da iluminação. Obra significante para o município.

Primeiramente foram levantados pontos com deficiência para regularização com CBUQ(Concreto Betuminoso Usinado a Quente) que é uma mistura executada a quente em usina apropriada, com característica especificas composta de agregado mineral graduado, material de enchimento (filer) e ligante betuminoso espalhado e comprimido à quente.


A produção do concreto betuminoso é efetuada em usinas apropriadas como também o seu espalhamento deverá ser realizado de modo a obter um acabamento satisfatório para atender as suas funções de projeto.
O percentual de ligante utilizado na mistura betuminos em projeto é de 70% em peso e utilizamos também a faixa granulométrica tipo “C” do DNIT conforme especificação ES313/97.


Feito esta regularização é aplicado: MICRO-REVESTIMENTO ASFÁLTICO A FRIO. Micropavimento e um revestimento asfáltico de excelentes qualidades mecânicas, aplicado a frio, em camadas delgadas de 8 mm de espessura, sobre o pavimento que, embora ainda conservem propriedades estruturais adequadas, necessitam a restauração da superfície de rolamento desgastada.


É um sistema de alto desempenho composto por uma mistura de agregados minerais e aditivos químicos para regular o processo de ruptura.


De uma forma sintética, podemos relacionar as seguintes vantagens desse sistema:
Grande resistência ao esforço tangencial dos veículos em curvas fechadas, trevos, faixa de ônibus, ruas e avenidas etc.; Baixa suscetibilidade à temperatura; durabilidade. Impermeabilidade; regularização, excelentes características antiderrapantes, aumento a segurança das ruas e avenidas; não há perda do material pétreo do revestimento; excelente adesão ao pavimento existente.
Feita à revitalização na malha asfáltica, será implantada a sinalização vertical e horizontal ao longo da Av. Bernardo Sayão, bem como, a instalação de semáforos nos cruzamentos das avenidas Bernardo Sayão com Goiás e Bernardo Sayão Sizelízio Simões de Lima.


Foi implantado canteiro central e rotatória na avenida Bernardo Sayão com a rua 1 na Vila América, para o direcionamento e diminuição da velocidade dos veículos daquele local.


Proporcionará maior segurança e deslocamento tanto para pedestres como  para os automóveis. Foi feita a troca de toda a iluminação por lâmpadas de vapor de sódio, que são mais econômicas e que produzem uma claridade maior.
Esta revitalização foi projetada por engenheiros de transito contratados pela Prefeitura Municipal de Inhumas.Com isso os inhumenses ganham mais esse benefícido do Governo da cidade.


A obra está sendo realizada com recursos próprios do município no valor aproximado de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
A inauguração será realizada no dia 08 de abril de 2006 (sábado) às 20:00hs no cruzamento entre as avenidas Bernardo Sayão e Sizelízio Simões de Lima, que foi um dos pontos de revitalização e reestruturação do trânsito. Um grande palco está sendo montado e contará com uma grande festa popular, com presença de figuras políticas e muita celebração.

Esta notícia foi publicada no jornal A VOZ - Ano II Nº22

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)