Publicado em 01/09/2008 10:19

Saúde - Dengue em Goiás

Nem o tempo seco, típico do inverno, afastou a ameaça da dengue em Goiás. Com o fim das chuvas e a falta de água limpa e parada, é difícil encontrar larvas nesta época do ano, mas o mosquito se adaptou a novos criadouros.

 

Dengue volta a assustar moradores de Goiás


  
Nem o tempo seco, típico do inverno, afastou a ameaça da dengue em Goiás. Com o fim das chuvas e a falta de água limpa e parada, é difícil encontrar larvas nesta época do ano, mas o mosquito se adaptou a novos criadouros. Em Goiânia, agentes de saúde já confirmaram focos do mosquito em locais como fossas e bueiros.

A família Souza nem se preocupava mais com a dengue. Mas justo agora, todos pegaram a doença. “Você não acredita. Você achava que era só no tempo da chuva, mas não é. Qualquer tempo é tempo para o mosquito”, afirma o ambulante Osvando Moreno de Souza.

“Aquele ditado que dizia que só tinha em água limpa já caiu por terra. Hoje, ele prolifera onde tem água. Se tem água limpa, vai limpa. Se não tem água limpa, vai suja mesmo”, ressalta o agente de saúde Benedito Rodrigues da Penha.

Essa situação forçou uma mudança de estratégia. “Nós estamos falando de criadouros de difícil acesso. É difícil a realização de trabalho em foca”, explica Geraldo Rosa, diretor do Departamento de Controle de Zoonoses.

Os agentes alertam: os cuidados devem durar o ano todo. Essa lição a família Souza já aprendeu. “Tem que cuidar dos quintais até no período de seca, porque senão tem dengue de novo”, declara a cabeleireira Ana Maria Carvalho.


Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)