Publicado em 28/05/2008 15:54

TECNOLOGIA - Microsoft

A Microsoft anunciou que o próximo sistema operacional Windows será desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque.

28/05/2008

Nova versão do Windows funcionará com tela sensível ao toque



A Microsoft anunciou que o próximo sistema operacional Windows será desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque. A novidade, que apresenta essa alternativa ao mouse e ao teclado, pode ser lançada ainda no final de 2009. Uma breve amostra da plataforma foi feita na noite de terça-feira (27) durante o evento "D: All Things Digital", realizado anualmente pelo “Wall Street Journal”. “Hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme”, disse Bill Gates, presidente da empresa, que participou do evento. “Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente.”

Uma funcionária da Microsoft mostrou durante o evento algumas das funções desse sistema operacional com ares de iPhone, aumentando e encolhendo fotos que apareciam na tela, além de navegar por um mapa de San Diego usando essa superfície sensível ao toque. Usando seus dedos, a funcionária também desenhou uma árvore que foi arrastada para uma galeria de foto. “Ela mostrou muitas funções com as quais os usuários do iPhone já estão familiarizados”, afirmou o “Wall Street Journal”. No vídeo de demonstração da novidade, é possível ver um usuário manipulando fotos com as mãos - ele consegue “virar” a imagem, mostrando o que está escrito na parte de trás dela, como se fosse um cartão postal.Além disso, usa o impulso dos dedos para fazer um globo virtual girar e toca piano usando as teclas que aparecem na tela.

A nova versão do Windows está associada ao produto Surface, um computador em formato de mesa e tela sensível ao toque apresentado em meados do ano passado. Com tela de 30 polegadas, o produto permite que as pessoas toquem e movam objetos na tela para as mais diversas tarefas, de desenho digital a montar quebra-cabeças virtuais, passando por pedidos de comida no cardápio on-line de um restaurante. No vídeo de demonstração, no entanto, o computador utilizado não é um protótipo do Surface, mas sim um Dell Latitude XT, portátil com tela sensível ao toque.


Defesa

Durante o evento, Gates e Steve Ballmer, diretor-executivo da empresa, defenderam o sistema operacional Vista, mas reconheceram alguns erros. Gates disse que nunca ficou 100% satisfeito com nenhum produto da Microsoft, divulgou a agência de notícias Associated Press. Na seqüência, afirmou que sua empresa se orgulha de compensar algumas deficiências em suas próximas versões. “O Vista nos deu a oportunidade de exercitar nossa cultura em alguns produtos”, afirmou.  A apresentação desta terça foi apenas uma “prévia” do próximo sistema operacional, mostrando que a Microsoft adotou uma postura mais reservada – durante todo seu processo de desenvolvimento, o Windows Vista foi bastante divulgado.

Em um post escrito na terça, Chris Flores, executivo da área de comunicação com os clientes da Microsoft, afirmou que a empresa evitará anunciar planos que podem mudar. “Com o Windows 7, estamos tentando ser mais cuidadosos ao compartilhar informações com nossos clientes e parceiros”, escreveu. Apesar de os executivos terem citado o final de 2009 como possível data de lançamento, atrasos podem acontecer, como também mostrou a experiência do Vista.


Fonte: Jornal O Popular
(online)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)