Publicado em 18/09/2009 07:27

Tem recenseamento ano que vem

IBGE começa os preparativos para o 12º Censo Demográfico em 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando os preparativos para realização o 12º  Censo Demográfico, em 2010. Sem dúvida, um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas que fornecerá informações sobre o país para o planejamento público e privado. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação grandiosa e complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5565 municípios e aproximadamente 58 milhões de domicílios.

 
Considerado movimento  único para reunir informações sociodemográficas. A população brasileira é parte integrante desse trabalho. Fazer o censo é uma atribuição do IBGE mas é uma responsabilidade da sociedade como um todo. Colaborar com  censo é um exercício da cidadania e, segundo o próprio IBGE,  as Comissões Municipais de Geografia e Estatística  são o mais importante canal para a participação da comunidade local.

 
INHUMAS

 
Em razão da complexidade administrativa que envolve  trabalhos de censo demográfico, cada agência do IBGE forma  uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) na foto: Maria Pacheco (Legislativo), Silvânea A. do Nascimento (promotoria de Justiça), Sáder Calil (imprensa), Marcela Jayme Costa (Judiciário), Reinaldo Balestra (Executivo), Adécio Alves Ferreira (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adilson Lelis Nunes - presidente - (IBGE), junto aos funcionários Caroline Souza Ribeiro, Antônio M. Martins, João Lopes de Souza e Michelle Alves. A  Comissão tem papel fundamental no censo para permitir o acompanhamento dos trabalhos locais e possibilitando maior transparência nas estapas de operações.

 
As comissões são constituídas de diferentes segmentos das sociedades locais para que o recenseamento seja feito de forma adequada, criando facilidades para sua realização e acompanhamento. No conceito do IBGE,  pessoas-chave do município, representantes da sociedade que possam colaborar para a realização dos censos: por exemplo, líderes comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas privadas e da imprensa local.
O recenseamento tem início dia 1º de agosto de 2010 e o processo eletivo de Agente Censitário logo após a publicação do edital, brevemente.

Notícia publicada no Jornal O GOIANÃO

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)