Tem recenseamento ano que vem
IBGE começa os preparativos para o 12º Censo Demográfico em 2010
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando os preparativos para realização o 12º Censo Demográfico, em 2010. Sem dúvida, um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas que fornecerá informações sobre o país para o planejamento público e privado. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação grandiosa e complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5565 municípios e aproximadamente 58 milhões de domicílios.
 
Considerado movimento  único para reunir informações  sociodemográficas. A população brasileira é parte integrante desse  trabalho. Fazer o censo é uma atribuição do IBGE mas é uma  responsabilidade da sociedade como um todo. Colaborar com  censo é um  exercício da cidadania e, segundo o próprio IBGE,  as Comissões  Municipais de Geografia e Estatística  são o mais importante canal para a  participação da comunidade local.
 
INHUMAS
 
Em razão da complexidade administrativa que envolve  trabalhos  de censo demográfico, cada agência do IBGE forma  uma Comissão Municipal  de Geografia e Estatística (CMGE) na foto: Maria Pacheco (Legislativo),  Silvânea A. do Nascimento (promotoria de Justiça), Sáder Calil  (imprensa), Marcela Jayme Costa (Judiciário), Reinaldo Balestra  (Executivo), Adécio Alves Ferreira (Sindicato dos Trabalhadores Rurais),  Adilson Lelis Nunes - presidente - (IBGE), junto aos funcionários  Caroline Souza Ribeiro, Antônio M. Martins, João Lopes de Souza e  Michelle Alves. A  Comissão tem papel fundamental no censo para permitir  o acompanhamento dos trabalhos locais e possibilitando maior  transparência nas estapas de operações.
 
As comissões são constituídas de diferentes segmentos das  sociedades locais para que o recenseamento seja feito de forma adequada,  criando facilidades para sua realização e acompanhamento. No conceito  do IBGE,  pessoas-chave do município, representantes da sociedade que  possam colaborar para a realização dos censos: por exemplo, líderes  comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas  privadas e da imprensa local. 
O recenseamento tem início dia 1º de  agosto de 2010 e o processo eletivo de Agente Censitário logo após a  publicação do edital, brevemente.
Notícia publicada no Jornal O GOIANÃO
 
        
 
                 
                 
               
        	
         
                    	 
                    	 
             		 
                 
                 
            
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN