Publicado em 13/08/2012 10:36

TRADIÇÕES - Encontro de Culturas Tradicionais de Inhumas

Tem como objetivo promover atividades de cunho cultural, histórico e artístico abrangendo as mais variadas manifestações tradicionais de nosso povo.

É realizado anualmente na cidade de Inhumas e visa resgatar a memória viva da arte popular muitas vezes desconhecida por uma grande parte da população mais jovem. Busca vivenciar materializando danças, cantigas de roda, músicas e brincadeiras, conhecidas até então em fotos, livros e estórias contadas por seus avós. Uma forma de unir passado e presente através de gerações garantindo assim a perpetuação de manifestações de caráter religioso, literário, musical, artístico, etc.

Em sua sétima edição, o TRADIÇÕES - Encontro de Culturas Tradicionais de Inhumas, será realizado nos dias 26 de agosto; 01, 09 e 16 de setembro de 2012 com uma programação aos domingos na feira livre municipal. De 13 a 15 de setembro de 2012, com uma programação na Praça Belarmino Essado. E de 10 a 15 de setembro de 2012, com uma programação na Casa Criativa Goiaba Rock Clube. O encontro conta com a participação das cidades convidadas, tais como Damolândia, Itaucu, Nova Veneza, Aracu, Caturaí, Goiânia, Goianira e Aparecida de Goiânia. Com apresentações folclóricas de catira, folia de reis, congadas, orquestra de violeiros, além de shows do melhor da música de raiz.

O projeto busca:

- Incentivar a busca do conhecimento dos valores culturais brasileiros;

- Divulgar a cultura do Estado de Goiás e do Brasil;

- Fomentar o Turismo Cultural na cidade;

- Descentralizar da capital, as atividades culturais;

- Mostrar os artistas populares e seus trabalhos nos mais variados segmentos;

- Proporcionar intercâmbio cultural entre as cidades participantes;

- Incentivar toda a cadeia produtiva e criativa da cultura tradicional e popular;

- Fomentar atividades relacionadas a Artes Integradas, palestras, oficinas, workshops, cursos, exposições, etc;

- Reunir manifestações de cultura popular de diferentes localidades;

- Realizar atividades que resgatem a conscientize as manifestações tradicionais da cultura;

- Proporcionar intercâmbio cultural;

O TRADIÇÕES - Encontro de Culturas Tradicionais da Cidade de Inhumas quer que os jovens conheçam e interajam com a cultura de origem de seus antepassados, afinal, a juventude necessita de referenciais identitários. Isso ocorrerá também por meio da reativação da memória individual e ou coletiva no campo da cultura popular, por meio de músicas de raiz, catira, folia de reis, congadas, tradições religiosas, apresentações de quadrilhas, brincadeiras de roda, cantigas, comidas típicas, enfim, objetos de lazer que servirão a aproximação das famílias e como fonte de pesquisa a trabalhos acadêmicos. Afinal, diversos temas: comida e alimentação, folclore e patrimônio estarão em evidência quando abordados em palestras e oficinas.

O evento atua também como turismo cultural haja vista que corresponde a uma forma de divulgação de cidades do interior goiano que não dispõem de recursos naturais para exploração de outras modalidades do Turismo.

O encontro reviverá para uma grande parcela da população atividades, músicas e manifestações não tão presentes no cotidiano. Desenvolvendo, assim uma interação entre membros de grupos familiares de diferentes faixas etárias garantindo assim o resgate e a continuação desses valores passados de geração a geração.

Datas:

26 de agosto; 01, 09 e 16 de setembro de 2012 - Local: Feira Livre Municipal

13 a 15 de setembro de 2012 - Local: Praça Belarmino Essado

10 e 15 de setembro de 2012 - Local: Casa Criativa Goiaba Rock Clube - Av. Domingos Neto, 247, Centro (Bar do Carlinhos) – Inhumas – GO.

Realização

INSTITUTO GLOBAL COMUNITÁRIO

Patrocínio

Navesa Veículos, AGI Confecções, Supermercado e Bebidas Neto, Lei Goyazes de Incentivo a Cultura, Secult-Go e Governo do Estado de Goiás.

Apoio

Ponto de Cultura Casa de Maria, Casa Criativa Goiaba Rock Clube, Capoeira Luanda, Araguatins – Tudo para construção, Bar do Carlinhos, Peta Joaninha.

Para mais informações visite o site: www.tradicoes.tk.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)