Publicado em 24/10/2011 08:20

Tributo a DJ OLIVEIRA

Exposição em homenagem à DJ Olivera. Dia: 27 de Outubro de 2011, com sarau a partir das 18:30h. Local: Centro de Convenções de Goiânia - Centro, rua 4 nº 1400, portão 6.

A Advocacia interage no meio social na busca da justiça, do entendimento, da  conciliação entre interesses antagônicos da sociedade; ela é vigilante dos direitos do cidadão, assegura a validade de conquistas democráticas da vida, vela pelos desejos  legítimos de harmonizarmos com o meio ambiente e as virtudes sociológicas, ao acesso à cidadania etc. Advogar também pode ser uma arte, pois exige muita criatividade na busca dos preceitos da lei na investigação dos fatos.

Pau Cézanne, o ponderado artista francês que Picasso denominava “O Pai de todos nos” formou-se primeiro em advocacia, e, disciplinado e metódico reinventou nossa maneira de ver a natureza. A OAB (Ordem doa advogados de Brasil) sessão Goiás com sensibilidade e consciência dos valores culturais do estado, incentiva o trabalho das artes visuais, neste momento de celebração de aniversario, ela inclui entre seus festejos uma exposição com alguns dos nomes mais atuantes da arte contemporânea em nosso estado, e também rende uma homenagem a um dos pioneiros da arte no estado de Goiás: DJ Oliveira; este, que é um dos pilares do modernismo no centro-oeste brasileiro, artista nascido em Bragança Paulista no dia 14 de novembro de 1932 e falecido no dia 23 de setembro de 2006 em Goiânia; DJ Oliveira alem de artista prolífico foi um muralista de talento, tendo chegado a Goiânia em 1956 envolvido pelo espírito de aventura que irradiava da recem-iniciada construção de Brasília no planalto central, instalando na capital Goiânia onde alem de se dedicar à cenografia e figurinos para teatro, criou um dos primeiros ateliês moderno da cidade. Em 1961, foi convidado para ser professor de gravura e desenho na EBA (Escola de Belas Artes de Goiânia fundada em dezembro de 1954), onde lecionou por onze anos.  Em 1968 e 1969 DJ Oliveira viveu na Europa: Holanda, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Suíça, Bélgica, etc. (tendo realizado dois murais na casa do Brasil em Madrid) A viagem provocou-lhe “uma revisão geral de conceitos”, e de volta ao Brasil, preferiu dedicar por algum tempo apenas à gravura. Só em 1973 voltou a pintar, e a realizar vários murais em Goiânia, inclusive uma belíssima alegoria à justiça em cerâmica na sede da própria OAB da capital Goiânia. O mestre realizou dezenas de exposições individuais e coletivas no Brasil incluindo “panorama da arte atual”, 1974 - Bienal nacional em são Paulo ,1974 - premio aquisição TV Globo no salão da primavera no Rio de Janeiro em 1973 etc. Algumas de suas obras encontram-se em coleções particulares no México, Suécia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos e no Museu Estatal da Tchecoslováquia. A ultima exposição coletiva de DJ oliveira em vida foi promovida por Barão de Fulwood e aconteceu na  Brazilian Art Exchange Gallery de Brasilia.

Com esta Homenagem, a OAB Goiás sai na frente e faz o primeiro e merecido tributo à este baluarte da arte Brasileira, é o inicio do resgate da memória de um demiurgo que viveu com simplicidade e sabedoria, muita gente ainda se lembra da presença quase eremita de DJ Oliveira caminhando de sandálias de dedos pelas ruas da capital, olhar penetrante, gestos calmos e fala mansa, sempre com uma inseparável boina na cabeça (tipo artista da renascença) que incorporou ao visual do artista. Nesta exposição de comemoração de festejos na OAB juntam-se mais 15 nomes de varias gerações da arte em Goiás e completa o tributo ao mestre com carinho: são 15 artistas de diferentes técnicas e idades, mas todos têm os melhores sentimentos devotados à DJ Oliveira e sua inconfundível obra pictórica.

Egmar Pontes
(pesquisador e Theosofico)


Exposição em homenagem à DJ Olivera
Dia: 27 de Outubro de 2011, com sarau a partir das 18:30h
Local: Centro de Convenções de Goiânia - Centro, rua 4 nº 1400, portão 6.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)