Tropa Sem Limite
Tropa de Elite, o filme, mostrou á todos os espectadores a realidade de uma autocrítica sobre o país.
Artigo
Entre o lado positivo, á claramente o negativo, pois existe a outra linha de pensamento, onde leva a concluir que a pirataria esvazia as salas de cinema e o filme seria um fracasso. Mas devido á maioria das pessoas que assistiram ao filme, saíram das salas de cinema com apenas criticas construtivas sobre o filme, a segunda opção passa a ser descartada. O drama de José Padilha traz indagações, mais ao mesmo, demonstrações da mais pura realidade de uma cidade cheia de favelas, como o Rio de Janeiro.
Um grande mérito do filme é mostrar o tráfico de drogas. Tropa de Elite já tem uma dose de realidade suficiente quando mostra nosso Jack Bauer brasileiro torturando, batendo, metralhando, colocando pessoas no saco, invadindo o morro, tirando sangue de inocentes, metendo o pau generalizado (às vezes até literalmente) na população. E isso a polícia inquestionavelmente faz. E o pior de tudo é que duvido que quem, assistiu ou assistirá Tropa de Elite não reconheça no personagem um herói propriamente dito, apesar de toda a violência. A obra de entretenimento gera muita discussão e polêmica. O mais interessante, no entanto, é ver como a corrupção, tratada no filme, está enraizada na identidade e na cultura do povo brasileiro. Não está só na política, que acaba sendo o bode expiatório do filme em questão, mas em grande parte da população.
Não há como rejeitar a filosofia de Nascimento (personagem), particularmente pela ótica de Neto e Matias (personagens), porque José Padilha institui entre os três protagonistas uma relação de gratidão. Sobre a pirataria o diretor, Padilha diz que ninguém sabe o efeito que as vendas piratas terão sobre a bilheteria do filme, mas acredita na chance de não haverá prejuízos na venda dos ingressos, já que o público do DVD pirata é um e o dos cinemas, outro. Tropa de Elite será submetido às seleções dos festivais Sundance (janeiro de 2008) e de Berlim (fevereiro de 2008).
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN