Publicado em 05/08/2008 17:59

TV Digital

Goiânia é a quarta cidade brasileira a contar com o sistema de TV Digital. A chegada da nova tecnologia a capital acontece com quase dois anos de antecedência em relação ao cronograma oficial do projeto de implantação da TV Digital no Brasil.

Goiânia é a quarta cidade brasileira a contar com sistema de TV digital



Goiânia é a quarta cidade brasileira a contar com o sistema de TV Digital. A chegada da nova tecnologia a capital acontece com quase dois anos de antecedência em relação ao cronograma oficial do projeto de implantação da TV Digital no Brasil. A informação foi confirmada agora há pouco pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, que assinou hoje, durante solenidade realizada no auditório do Paço Municipal, o Termo de Consignação de Canais Digitais em Goiás.

Também assinaram o documento os representantes das cinco emissoras de televisão de Goiânia, que a partir da data de hoje, estão autorizadas a digitalizar o seu sinal de transmissão. Prestigiando a solenidade, também estiveram presentes o chefe do Executivo Municipal, vários secretários municipais, vereadores, representantes do governo do Estado e das emissoras: TV Anhaguera, afiliada de Rede Globo de Televisão; TV Serra Dourada, afiliada do SBT; TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes; TV Goya, afiliada da Rede Record de Televisão; e TV Brasil Central (TBC) emissora do Governo do Estado.

Ao falar em nome dos empresários de radiodifusão do Estado, o presidente da Associação Goiana de Emissoras de Rádio e Televisão (AGOERT), Gulever Augusto Leão, agradeceu e parabenizou o Ministério das Comunicações pelo esforço, tanto técnico quanto político, para a concretização da TV Digiatal no Brasil.

Avanço

Em entrevista à imprensa local, o ministro Hélio Costa afirmou que a tecnologia da TV Digital não é somente a imagem bonita em alta definição, mas também "um instrumento extraordinário de cultura, é uma ferramenta maravilhosa para a educação e um instrumento poderoso de comunicação".

Durante a solenidade, o Hélio Costa parabenizou todos os empresários da comunicação em Goiás, que segundo ele, tiveram uma visão empreendedora e manifestaram claramente sua vontade de trazer para a cidade o sistema de TV Digital, antecipando assim em quase dois anos a chegada da nova tecnológica a Goiânia, o que estava previsto para acontecer só em dezembro de 2009. "Goiânia mostra mais uma vez que está à frente e acompanhado a evolução da tecnologia digital."

Conversor

O ministro informou também que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, primeiras cidades brasileiras a receberem a TV em alta definição, já contam com os aparelhos conversores do sinal analógico para o digital, vendidos a preços populares. "Nós já lançamos na última semana em São Paulo (primeira cidade a receber a TV Digital) um conversor popular no valor de R$ 199,00 e estaremos lançando nesta semana este mesmo conversor e com este mesmo valor em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. E até dezembro este mesmo conversor estará sendo vendido a R$ 150,00", garantiu o ministro.

Hélio Costa destacou ainda, que mais que um conversor o set-up box é um computador que dá acesso à internet, permite a recepção do sinal em alta definição e dá condições de navegabilidade com o sistema de interatividade da TV Digital. Conforme o ministro, o sinal digital já cobre 98 do território nacional.
Histórico

Ao apresentar um breve histórico do projeto de implantação da TV Digital no País, o ministro Hélio Costa destacou que o sistema adotado no Brasil é um dos mais modernos do mundo, com vantagens importantes sobre o sistema usado na Europa e nos Estados Unidos. "Ao estudarmos o melhor sistema de TV Digital para o Brasil, pensamos logo que o ideal seria um sistema gratuito, diferente do que acontece na Europa, onde o usuário tem que pagar para a companhia telefônica, para receber o sinal digitalizado.

"O sistema brasileiro já chega com o conceito de mobilidade da TV Digital, em que o sinal pode ser recebido em celulares, o que nos Estados Unidos só aconteceu recentemente." Ele informou também que outros países da América Latina já demonstraram interesse pela TV Digital brasileira e já convidaram técnicos nacionais para apresentar estudos de viabilidade de implantação.



Fonte: Goiânia em Rede
Fonte: Jornal Diário da Manhã (dm online)


COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

a raiz efemera
02/04/2008 02:43

...

vá estudar, mula incompetente.
frederico
05/03/2008 22:00

continuação

e espero q vcs naum apagam esse comentario
frederico
05/03/2008 21:58

vergonha na cara

a prefeitura de inhumas tinha q ter vergonha na cara d fazer um concurso desse, é tudo carta marcada!!! tinha q te so um poquim d consciência com a população nossa. isso ai q é u tal GOVERNO DE INHUMAS so q saber d sacanear com nos!!!!! abraçuss
luma greicielly ferreira de almeida
04/03/2008 23:44

quer saber pq

quero sabe em quais chasificaçao em que a rosania ferreira de oliveira ficou pq nao tem ela na lista ela nao passou mais queremos saber qual e ???