Publicado em 14/08/2012 11:31

Um p de qu? Ip

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País.

Quem tem raízes no campo ou em cidades do interior, onde é mais estreito o contato com a natureza, costuma dizer que a floração do ipê é um sinal de que o fim do período seco se anuncia e que as primeiras chuvas vão cair antes que se esgotem na copa das árvores as belas e coloridas flores. Ainda, que, com os desajustes impostos pelo homem à natureza.

O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. Engenheiros florestais explicam que a floração é o período de reprodução do ipê. A reprodução da espécie é feita no período de estiagem. Alguns pés florescem duas vezes. No período chuvoso a árvore faz o processo de guardar energia. Para que o ipê floresça ele não pode ser irrigado no período de seca.

Notícia publicada no Jornal O Goianão ano 33, n. 482 página 3.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)