Publicado em 19/02/2009 12:13

Unidade Prisional de Inhumas

João Coutinho, atual diretor desta entidade, foi entrevistado pela equipe do site TUDOIN e destacou os projetos e trabalhos executados junto aos reeducandos.

Em entrevista ao atual diretor da Unidade Prisional de Inhumas, João Coutinho, formado e pós-graduado em Direito, consolidamos os motivos dos destaques, dado à honrosa instituição.
São realizados diversos tipos de trabalhos com os detentos, dentre tantos, podemos citar alguns com maior destaque, tais como os trabalhos artesanais com madeira, onde são confeccionados barcos no estilo caravela, porta-jóias, porta-retrato, carrinhos...


Com a doação de retalhos de malha das confecções de Inhumas, os presos confeccionam tapetes que são repassados a alguns parceiros do presídio que se responsabilizam pela comercialização dos produtos. O dinheiro é completamente revertido para os presos, assistenciando em materiais de higiene pessoal, alimentação complementar, e até mesmo na renda familiar.


Existe também uma horta comunitária para cultivo de vários tipos de hortaliças e legumes. O terreno utilizado  é ao lado da unidade e foi cedido pelo vizinho. Toda produção é destinada a complementação alimentar dos presos. O excedente da produção é doado para instituições de caridade.


A instituição também realiza trabalhos como a evangelização e assistência social, contando com duas igrejas evangélicas; a pastoral carcerária da igreja católica, e o grupo de casais, que semanalmente doam parte de seu tempo e um lanche, recheado com pães, refrigerantes, leite...
Em parceria com a OVG e a OAB, realiza-se a assistência dativa, uma assistência jurídica gratuita, exercida pelos alunos de direito, que cursam a partir do quarto período, e precisam cumprir as horas de sua bolsa. Eles são instruídos a auxiliar os presos que não tem condições de contratar serviços particulares, mandando um ofício a OAB, que automaticamente nomeia um advogado para designar tal tarefa.


Existe também o projeto todas as letras, é um convenio com o sistema prisional goiano, com a CUT (Central dos Trabalhadores), e também com a Petrobrás. Existe o fornecimento de materiais escolares e os professores , quando possuem escolaridade compatível são na maioria das vezes reeducandos, e quando não é o caso, são contratados professores de fora. É o enriquecimento da parte educacional.


Considerando todos estes trabalhos, é importante ressaltar a remissão de pena, onde todo  o tempo destinado ao trabalho e ao estudo é remido na pena dos carcerados, a cada três dias trabalhados, um dia a menos em sua pena.


Vale lembrar o apoio incondicional e o aval do poder judiciário da cidade de Inhumas e também de ambos os juízes de execução penal, a promotora e o apoio do prefeito municipal, e da câmara municipal de vereadores, bem como de todos os segmentos da sociedade organizada.
Só nos resta parabenizar o diretor e a todos os colaboradores deste projeto, e desejar que além de continuidade, ele tenha plenitude.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)