Publicado em 21/11/2008 17:41

Vacinação anti-rábica

No próximo sábado é o dia da campanha nacional de vacinação. O último caso de raiva canina em Goiás foi registrado em Inhumas

No próximo sábado é o dia da campanha nacional de vacinação. O último caso de raiva canina em Goiás foi registrado em Inhumas


No próximo dia 22 ocorre a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, que será realizada simultaneamente em todos os Estados brasileiros. Goiás terá 6 mil postos fixos e volantes espalhados pelos municípios. A campanha envolverá 20 mil pessoas. De acordo com o responsável pelo Programa de Controle da Raiva da Secretaria da Saúde, Edison Almeida Gomes, em algumas localidades a vacinação já começou.


O Ministério da Saúde disponibilizou para Goiás 1.295.000 doses da vacina, além de R$ 618 mil que são distribuídos proporcionalmente aos municípios, de acordo com o tamanho da população canina de cada localidade. O dinheiro é destinado à campanha de divulgação e também à compra de insumos como seringas e agulhas. No estado, estima-se que exista uma população de 1.123.984 cães e de 109.405 gatos. A meta estabelecida pelo Ministério é de, no mínimo, 80% de cobertura vacinal.


O objetivo do Ministério é o de erradicar a raiva humana, que é letal. Neste ano, foram registrados dois casos no Brasil, sendo um em Pernambuco e outro no Ceará. Em Goiás, o último caso de raiva humana foi registrado em Minaçu, em 2001. Essa foi a primeira vez em Goiás que se ficou tanto tempo sem registro de raiva em seres humanos “A única forma de combater a raiva humana é lutar contra a raiva animal”, alerta Edison Gomes. O último caso de raiva canina no Estado foi notificado em 2002, em Inhumas.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)