Publicado em 31/10/2008 10:38

Vagas da Ueg e cotistas

O prazo de inscrições para o processo seletivo da instituição terminou ontem, 29. Neste ano, a UEG reservou quase metade das vagas para candidatos que se inscreverem na opção de cotas.

O próximo vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) destinará 45% das vagas da instituição ao sistema de cotas. Do total, 20% serão para os candidatos que cursaram Ensino Médio em escolas públicas, 20% para afro-descendentes, negros e índios, e 5% para portadores de deficiência física. O sistema de cotas da UEG foi estabelecido em 2005, quando 23,3% das vagas foram reservadas a essa modalidade.


As provas da primeira fase do processo seletivo, que envolvem questões objetivas de conhecimentos gerais, serão realizadas no dia 30 de novembro. As provas da segunda fase, que incluem questões discursivas de conhecimentos específicos e uma Redação, serão aplicadas no dia 11 de janeiro.


A universidade selecionará 5005 candidatos para ingressarem na instituição em 2009, sendo 1001 vagas destinadas aos participantes do Sistema de Avaliação Seriada (SAS). As vagas ocuparão 35 cursos que estão distribuídos em 41 unidades. Em Inhumas, os cursos oferecidos são Pedagogia e Letras, cada um com 32 vagas. A concorrência do vestibular 2009 estará disponível no dia 5 de novembro. 


O sistema de cotas é um dos temas mais controversos e polêmicos que permeiam o universo acadêmico e a sociedade.  Uma das críticas é sobre os critérios para definir quem deve ter direito às cotas. Alguns definem o critério de autodeclaração, outros defendem a instauração de uma comissão de avaliadores. Outro ponto discutido é se, de fato, este tipo de política é justo, uma vez que não avalia todos da mesma forma.


Mais informações sobre o vestibular da UEG constam no site www.vestibular.ueg.br

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)