Publicado em 26/09/2006 08:49

Valorização do idoso

A valorização do idoso começa dentro de nossas próprias residências, pois são eles que construíram o mundo...

Valorização do idoso começa dentro de casa

Percebam e respeitem essa realidade quando elas próprias chegam à velhice. Quando jovens e ágeis, não percebem a fragilidade do ancião e não lhes dão a devida atenção.

 
Devemos refletir mais sobre isso. Os idosos de hoje foram aqueles que construíram o mundo até aqui. Agora, não podendo contar com o mesmo vigor de antes, acabam dependendo dos cuidados dos mais jovens. É justamente nessa hora que a família tem a possibilidade de retribuir ao idoso tudo o que ele fez antes, ajudando-o sempre que necessário, amparando-o.

 
Dizem que um pai é capaz de criar dez filhos, mas, às vezes, esses dez filhos depois não são capazes de cuidar desse pai. Quantos pais estão dolorosamente abandonados na solidão de um quarto, ou, quem sabe, em um asilo? Muitas vezes, a solidão é mais fatal do que a doença. De muitos olhos cansados correm lágrimas de tristeza e de saudade dos seus.

 
Não basta dar aos velhos um lugar para viver, se for para ficarem longe de suas famílias. É preciso mais. É indispensável o calor do lar, a companhia dos filhos e dos netos que também ajudou a criar. Nessa hora é que a gente enxerga a verdadeira família.

 
Deus valoriza muito os pais, especialmente na velhice. Não foi por acaso que Ele colocou entre os Dez Mandamentos um especialmente para os pais: " IV - Honrar pai e mãe". São Paulo diz que esse Mandamento é "o primeiro" que vem acompanhado de uma promessa de Deus. "Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra" (Dt 5,16; Ef 6,2).

 
Quem de nós não quer ter vida longa sobre a terra? Quem de nós não quer ser feliz nesta vida? Quando o livro do Eclesiástico fala da importância dos pais, fala aos filhos: "Meu filho, ajuda a velhice do teu pai, não o desgoste durante a vida. Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com o teu pai não será esquecida". "... por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa: [1] tua casa tornar-se-á próspera na justiça; [2] lembrar-se-ão de ti no dia da aflição; [3] teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte" (3, 14-17).

 
São muitas as promessas que Deus faz ao bom filho, àquele que cuida bem dos seus pais, especialmente quando eles já estão no final da vida. Muitos filhos, nas atribulações do dia-a-dia, acabam se esquecendo dos pais idosos, faltando-lhes o carinho, a companhia e o sustento. Sabemos que é incômodo cuidar dos velhos, doentes, às vezes ranzinzas. Mas é nesta hora, sobretudo, que se prova o amor dos filhos por eles.

 
Se a nossa caridade para com os outros irmãos não é esquecida por Deus, quanto mais a caridade para com nossos pais! Uma boa maneira de ajudar o idoso a viver bem é dar-lhe a oportunidade de trabalhar dentro de suas possibilidades; se o seu corpo agora é fraco, no entanto a sua experiência é valiosa; a sua sabedoria é grande. Saibamos beber nesta fonte de graça.

 
Prof. Felipe Aquino é teólogo e apresentador dos programas Escola da Fé e Trocando idéias, na TV Canção Nova (www.cancaonova.com)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)