Vereadora Rita fala sobre o trabalho do Legislativo
Entrevista com a vereadora Rita ao site TUDOIN revela o trabalho executado pela Camara de Vereadores de Inhumas

Por Elisabete Teles
A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Inhumas (CMVI), Maria Rita Rezende (PP), antes de ser eleita ao cargo de vereadora, em 2008, trabalhou por vários anos na área da saúde, exercendo atividades em alguns hospitais, como o da Mulher, além de outras atividades em outros setores público e privado. Ela diz que essa representatividade vai somar muito à sua vida política, cidadã e mulher.
Para falar sobre o trabalho da Câmara de Vereadores, o Tudoin conversou com a parlamentar. Ela destacou alguns pontos que o Legislativo vem desenvolvendo neste pleito, enfatizando que a Câmara está de portas abertas para atender à população e, visando também que as pessoas vejam a verdadeira função dos vereadores . "A gente tem feito muito isso, convidando a comunidade para vir às sessões. Tem dia que o Plenário está vazio", lamenta, destacando que a Câmara quer que a população dê sugestão e que eles vereadores ficam felizes quando têm pessoas nas sessões.
Falando em nome do Legislativo, Rita demonstrou que a Câmara deve trabalhar em parceria com a população, em que haja um elo entre comunidade e vereadores. "O vereador não tem que só aprovar projeto, mas também ouvir a comunidade, facilitar a comunicação entre eles e cidadãos", reforça.
Também foi incisiva sobre o papel dos parlamentares quanto a busca de melhorias para a cidade, como recursos e cobranças à administração pública. Para isso, é imprescindível a atuação das diversas comissões de trabalhos existentes na CMVI: Obras, Saúde, dentre outras.
E seguindo esta linha de trabalho, a Câmara está indo ao encontro das demandas do município. Segundo informou, a Câmara se preocupa com os jovens e adolescentes, com a questão da violência nas escolas. "Uma grande preocupação do Legislativo é quanto à violência nas escolas. Temos realizado várias audiências públicas", informa, acrescentando que este assunto tem o apoio do Conselho Tutelar e outras instâncias do poder.
Para Rita, com a união dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, não há problema que não seja resolvido. "Hoje, estamos muito voltados para este campo. Violência nas escolas, nós temos combatido", diz, comentando que o trabalho já apresentou resultados positivos. De acordo com sua explicação, o assunto é tratado também junto a diretores das escolas e pais de alunos.
Um outro ponto refere-se à articulação do Legislativo junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para conseguir a instalação de um posto avançado da Vara do Trabalho, em Inhumas, o que facilitará a vida dos trabalhadores e empregadores. " O funcionário tem que saber que vai trabalhar e tem direito. O empregador não quer funcionário sem carteira assinada não", defende.
De acordo com Rita, essa reivindicação já tinha sido feita ao TRT pelo prefeito Aberlado Vaz. "Para que nós possamos dá mais segurança à comunidade de empregados, tem de respeitar às leis, sentir seguro para trabalhar legalmente", enfatiza. Ainda destacou a importância dessa Vara para atender também as cidades circuvizinhas, visto o crescimento de Inhumas e por ser uma cidade estratégica.
Indagada sobre a representatividade que o municipio tem em relação a política, a vereadora demonstrou-se bastante satisfeita. E com a atuação dos deputados do município, bem como do prefeito tem se conseguido muitos investimentos. Na oportunidade, ela informou que o deputado federal Roberto Balestra (PP) conseguiu R$ 2 milhões para serem investidos no calçamento da cidade.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN