Publicado em 07/04/2009 06:04

Vestibular unificado

O Ministério da Educação (MEC) formalizou ontem a proposta de unificação do vestibular das universidades federais no Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) formalizou ontem a proposta de unificação do vestibular das universidades federais no Brasil. O pedido foi apresentado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na tarde de ontem, na sede da Andifes, em Brasília.

De acordo com o modelo, o aluno do ensino médio poderá prestar o vestibular unificado e, após obter sua nota, se inscrever nas instituições em que quer disputar uma vaga. A ideia é que ele possa eleger cinco opções (entre cursos e instituições), em ordem de preferência. Se a nota não for suficiente para o curso de primeira opção, por exemplo, o vestibulando pode requisitar uma segunda opção. O novo modelo permitirá que o estudante se inscreva tanto em cursos de uma mesma instituição quanto de instituições distintas.

Como cada universidade é autônoma, a proposta de mudança no processo seletivo será avaliada sem interferência do Ministério. Porém, o titular da pasta, Fernando Haddad, sinalizou que a universidade que aderir à unificação pode receber incremento na verba estudantil.

Para as 55 instituições de ensino superior no Brasil, o orçamento sairá de 200 milhões para 400 milhões anuais, acréscimo de 100%, que beneficiará aqueles que aderirem ao novo sistema. Em Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) deve decidir se adere ao vestibular unificado depois de reunião com o conselho acadêmico. Não há prazo máximo para que a instituição acate ou se desvincule ao sistema.

Hoje, a UFG recebe do governo federal R$ 6,2 milhões para a manutenção de programas de moradia, permanência e alimentação de alunos de baixa renda.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, acredita que a proposta pode ser viável, mas dependerá do aval da comunidade acadêmica: “O conselho e a universidade são soberanos. Não vamos atropelar processos.”

Edward diz que, pela proximidade do vestibular de novembro, é pouco provável que a UFG acate ao sistema ainda em 2009. Como havia sido anunciado pelo MEC na última semana, a confecção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Amanhã, Haddad volta a se reunir com reitores e representantes da Andifes para definir como se dará a implantação operacional e logística do vestibular unificado no Brasil.


Fonte : DM

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)