Publicado em 05/07/2006 23:38

Você conhece esta pessoa?

Este é Edu Teixeira da Rocha, ou vulgo "Mudinho", como é conhecido popularmente em Inhumas e região. É uma daquelas pessoas que você pode ter a certeza que vai encontrar em qualquer evento nesta região. Vamos conhecer então um pouco mais sobre a história de vida deste cidadão.

Este é Edu Teixeira da Rocha, ou vulgo “Mudinho”, como é conhecido popularmente em Inhumas e região. É uma daquelas pessoas que você pode ter a certeza que vai encontrar em qualquer evento nesta região. Vamos conhecer então um pouco mais sobre a história de vida deste cidadão.

 

É praticamente impossível falar de Edu sem lembrar de tabus sociais, discriminações, amizades utópicas, muito desprezo e também força de vontade para viver. Nascido há 27 anos atrás em uma fazenda no entorno da antiga capital de Goiás, mudou-se para Inhumas e aqui fora registrado, passando a morar com a família no bairro Vila Marise. Até os três anos de idade era um garoto 100% saudável, mas a partir daí passou a apresentar problemas de origem genética e tornou-se surdo/mudo. A família procurou o amparo da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) para que fosse orientada nos procedimentos a serem tomados, mas infelizmente, por falta de recursos, não conseguiu levar adiante os tratamentos e orientações para a melhora do seu filho.

 

Edu nasceu de uma família de cinco irmãos (quatro homens e uma mulher), família esta muito humilde, porém bastante hospitaleira e feliz. Seu pai, o Sr. Daniel Teixeira da Rocha, foi um homem batalhador que conseguiu, com muito custo e sofrimento, construir uma vida agradável e construir caráter e personalidade necessários para a formação de seus filhos.

 

Enquanto crescia, Edu desenvolvia um dom mais do que especial para compensar suas deficiências, as artes plásticas. Estudou ainda criança durante sete anos no Diurza Leão, um colégio para pessoas excepcionais na cidade de Inhumas, mas não conseguiu continuar nos estudos quando seu turno mudou para noturno. Ao passar dos anos, reparava-se que Edu tinha realmente consigo o dom da pintura, e atraia-se pelas artes plásticas, fato este comprovado durante o tempo que estava no colégio, pois se interessava apenas por pintar e desenhar.

 

Edu, ou o “Mudinho”, é uma figura muito mais que ilustre em Inhumas. É realmente uma pessoa cativante, que sabe criar vínculos com as pessoas, e que com detalhes sabe marcar sua presença nos ambientes em que está presente.

 

Um dos grandes problemas gerados por ele para sua família são seus horários. Edu é uma pessoa que está sempre na rua, literalmente está em casa apenas para comer e dormir. Acorda pela manhã, toma seu suco e sai para perambular pelas ruas sem um destino certo, muitas vezes chegando muito tarde da noite. É uma preocupação para seu pai, já que existe a insegurança que é gerada por suas deficiências. Mas por outro lado, existe a tranqüilidade de saber que sua forma pacífica e amigável de ser fez com que ele conquistasse muitos amigos dentro da cidade.

 

Falar de amizade em casos como este passa a ser mais do que um desafio. Atualmente existe um conceito formado na mentalidade de alguns sobre a utópica amizade com base em interesses materiais. Ao consultar os familiares sobre o nível das amizades de Edu, vimos que amigos verdadeiros estão em falta no mercado. Colegas e pessoas que se relacionam com Edu no momento quente da noite existem aos milhares, mas amigos verdadeiros, que se interessam por sua vida e fazem parte de sua rotina, são mínimos ou quase que extintos. Também nunca teve nenhum relacionamento sentimental estável.

Edu nunca trabalhou. A renda obtida para custear suas despesas era advinda de uma aposentadoria por invalidez conquistada com dificuldade junto à Previdência Social, e que fora perdida anos atrás por problemas de cadastramento. A única vez que Edu conseguiu trabalhar, foi em uma plantação de feijão, mas, não passou da hora do almoço e abandonou o serviço braçal. Sua vida é a arte! Trabalha desenhando quadros e pinturas que comercializa, e realmente seu trabalho é profissional. Pintor de mão livre e cheia, para em frente às casas e paisagens do município e ali esboça seus quadros para depois conseguir angariar alguma quantia para facilitar sua sobrevivência.

Outro grande motivo de preocupação de sua família é a discriminação, este que é um ponto polêmico e difícil de lidar em todos os setores de nossa sociedade. Com certeza, se os negros sentem a discriminação racial, quem dirá os surdos-mudos. Formas e métodos de discriminação são vários. Algumas vezes Edu chegou em casa sem os sapatos, que foram roubados, outras chegou encharcado de bebidas alcoólicas, fruto exclusivo da brutalidade e ignorância de algumas pessoas.

Temos o prazer de enobrecer a vida desta pessoa como um exemplo de perseverança e felicidade. Mesmo quando tudo parece estar contra, até mesmo quando as limitações corporais são pontos cruciais para a sobrevivência social, vemos no Edu, um exemplo de que vale a pena viver. Vale a pena tentar novamente, e ser o melhor em sua tentativa. Vemos no Edu uma pessoa que, apesar de suas limitações de voz e audição, acaba por falar e ouvir muito, mais do que as pessoas que são totalmente saudáveis. E se você conhece esta pessoa, já a viu na rua, ou até mesmo passou por ela despercebido, não se esqueça de deixar um comentário. O TUDOIN e o “Mudinho” agradecem.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)