Publicado em 22/02/2008 00:44

GOIÂNIA QUER A COPA

Goiás entra na briga para ser subsede do Mundial; Governador começa trabalhos para cumprir as exigências da FIFA

Confirmado o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, começa a disputa das cidades interessadas a sediar o Mundial. Alguns trabalhos para atender as exigências da Federação Internacional de futebol (FIFA) já foram iniciados. Ao todo, dezoito capitais concorrem receber os jogos, no entanto, apenas 12 localidades serão indicadas. O País tem até 31 de outubro de 2008 para anunciar as cidades escolhidas.

 

O governador Alcides Rodrigues (PP) acredita que o transporte da Capital, a boa localização do estádio Serra Dourada, com seu amplo estacionamento, a hospitalidade do povo goiano, a excelência dos serviços médicos da capital e os crescentes investimentos em segurança pública favorecem a escolha de Goiânia para pleitear os jogos.

 

Cidinho, como é conhecido Alcides, faz campanha em busca de parceria com a iniciativa privada para dar recursos necessários para o cumprimento das obrigações que o caderno de encargos exige. Em troca, a cidade melhora sua estrutura, beneficia o turismo e fortalece economicamente.

 

Entre os itens analisados pela FIFA, estão o uso da verba disponível para o evento, venda de ingressos, estádios, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transporte, capacidade de acomodação.

As cidades que concorrem a subsedes são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O Rio de Janeiro já se considera palco da final, porém, a disputa para a abertura promete ser acirrada. Brasília vai medir forças com São Paulo e Minas Gerais. Praticamente todos os países que receberam a Copa do Mundo tiveram a abertura ou a final na capital, o Distrito Federal esperam que aconteça o mesmo com o Brasil.

 

Apesar de toda comemoração, vale ressaltar que o evento não está completamente garantido. Não existe um decreto ou lei que obrigue a FIFA a garantir a realização do torneio no país. A organização pode nomear outro país como sede se o Brasil não cumprir várias obrigações que estão no caderno de encargos.

 

Depois de mais de cinco décadas de espera, o país do futebol vai voltar a receber um Mundial. Os brasileiros acreditam que esta é a oportunidade de mostrar para o mundo que o Brasil não se resume em samba, mulher bonita e violência, além do futebol, é claro.

 

A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar. Em 2010, vai ser na África do Sul e em 2014 no Brasil.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)