Saúde da Mulher
Atualmente, a fisioterapia uroginecológica tem ganhado uma importância substancial tanto na estética como...
Atualmente, a fisioterapia uroginecológica tem ganhado uma importância substancial tanto na estética que vem crescendo em todos os sentidos como no tratamento de patologias relacionadas ao sistema uroginecológica (incontinência urinária, dor pélvica crônica, entre outras) e no pré-parto e pós-parto. Com essa descoberta, a mulher vem quebrando tabus, mitos e lendas, cobrando, mostrando e descobrindo as novas técnicas que desejam.
A fisioterapia uroginecológica auxilia melhorando a resistência e a força dos músculos do assoalho pélvico, reeducando-os. Ela incrementa e mostra que o método é moderno, seguro, rápido, indolor e inócuo à saúde, permitindo a auto realização psicológica, emocional e afetiva, onde a paciente passa a ter sensação de segurança e confiança em si mesma.
O trabalho da fisioterapia obstétrica melhora a qualidade de vida da grávida tanto no pré como no pós-parto imediato e tardio, sendo os exercícios essenciais para melhorar a circulação sangüínea, a respiração, o equilíbrio muscular, o desconforto intestinal, promover uma melhor postura antes e após a gestação, fortalecer a musculatura abdominal e do assoalho pélvico, orientar no preparo das mamas e a postura adequada para a amamentação e promover uma maior percepção corporal melhorando também a auto-estima .
A fisioterapia também atua na reabilitação física das pacientes com câncer de mama, seja na retirada parcial ou total da mesma. Esse tipo de tratamento torna-se essencial para a paciente operada, justamente por apresentar um conjunto de possibilidades terapêuticas físicas, que envolvem desde a mais precoce recuperação das funções dos membros superiores até a prevenção de seqüelas, como retração e formação de cicatrizes hipertróficas e aderentes, e de disfunções linfáticas que possam se estabelecer, tais como o linfedema do membro superior.
A terapeutica conservadora é composta de:
- Exercícios de Kegel: são exercícios para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (músculos do períneo).
- Estimulação elétrica: esta terapêutica envolve aparelhos especiais, eletrodos e sondas específicos para cada caso e paciente. É um procedimento totalmente indolor e de grande eficácia.
- Cones: artefatos de pesos variados para uso intravaginal, individuais, inseridos pela própria paciente diariamente por tempo variado. São usados na sessão de fisioterapia apenas para orientação de como utilizá-los em domicílio.
- Biofeedback (Perineômetro): técnica que envolve o uso de aparelhos de alta tecnologia, analógicos e computadorizados. É um excelente recurso para o aprendizado da musculatura do períneo facilitando muito a conscientização para os exercícios uroginecológicos.
- Calendário miccional (Treino da bexiga): calendário e tabela especiais para ajustes de horário e freqüência de micção (ato de urinar) e notas sobre ingestão de líquidos e perdas urinárias. Constituem um meio eficaz para a conscientização da dinâmica do sistema urinário e estilo de vida ideais.
- Ginástica de baixa pressão abdominal: conjunto de exercícios de fortalecimento e alongamento especiais. São de grande eficácia para a melhora dos padrões respiratórios, da postura geral, e do funcionamento dos órgãos pélvicos preservando-os das altas pressões abdominais que ocorrem durante os exercícios convencionais.
- Orientação geral: conselhos para o cotidiano cuja aceitação vem incrementar de forma imprescindível as demais terapêuticas. São ensinadas adaptações para as atividades da pessoa.
A experiência humana da gestação, do parto, do puerpério e do envelhecimento constitui uma passagem muito marcante e que pode ser enriquecedora para todos que com ela estejam envolvidos. O ideal seria que todas as mulheres tivessem oportunidade de viver este processo, como sendo um prolongamento de sua vida afetiva e sexual, dispondo da assistência médica quando necessária, onde os profissionais desempenhariam um importante papel coadjuvante durante toda esta trajetória.
O ato de ser mulher nao se resume apenas em um corpo esplêndido e em cabelos sedosos! A mulher de hoje, a mulher moderna, é aquela que busca a perfeição, que luta pelos seus ideiais e ainda se emociona com as novas descobertas!
Letícia Martins
Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.
Lista de Comentários
.TENHO DOR NA CERVICAL QUE VAI PARA O OMBRO;
.SOBE PARA O PESCOÇO QUE PARECE QUE VAI CAIR,
.PASSA PELA MANDIBULA QUE PARECE QUE FICA DURA E VAI CAIR;
.SOBE ATE OS OLHOS E FRONTAL ESTA DOR INTENSA;(DA ENJOO)
.TENHO MOLEZA NOS BRAÇOS E PERNAS;
.MINHA CABEÇA FICA ATRAPALHADA COM FALTA DE CONCENTRAÇAO.
.MTO SONO OLHO CANSADO
.LINGA,GARGANTA ARDE E FICA ESBRANQUIÇADO.
.E PARECE QUE O SABOR DA COMIDA PERDI TBM UM POUCO.
POR FAVOR ME AJUDA AO MENOS PARA EU ME CONFORTAR PQ NÃO AGUENTO MAIS E ESTOU CAINDO EM DEPRESSAO PQ SO TENHO VONTADE DE CHORAR POR ESTE MOTIVO QUE AO DEITAR PASSA E AO LEVANDA FICAR EM PÉ +OU-10 VOLTA TUDO .
JA FIZ VARIOS TRATAMENTO PELO ORTOPEDISTA SÓ QUE AGORA VOLTOU PIOR...(JÁ MARQUEI DE NOVO).SE PODER ME RESPONDER SE ESTES SINTOMAS PODE SER DA CERVICAL POR FAVOR ESTAREI ESPERANDO.AGRADEÇO DESTE JÁ SUA ATENÇÃO.
OBRIGADA!!
REGINA
Grata. Fabiana.
Tenho 52 anos e vários anos sofro de cistite de repetição, cuja causa é o fato de não conseguir esvaziar a bexiga, pois em ecografia realizada pós micção (com sensaão bexiga vazia) restou 406 ml de urina. Pelo que foi recomendado fisioterapia uruginecológica. Gostaria de saber qual e eficiencia deste tratamento? pois nos ultimos meses, apesar de já utilizada vacina (Uro vanox) tive cistite, quase que quinzenalmente, isto é uma semana após terminar o uso de antibiótico e cistite retorna.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN